Muito tem se falado em potencializar a criatividade e capacidade de resolver desafios, mas o que exatamente é ser criativo? Para iniciarmos essa conversa, preciso que saibam que todos temos o mesmo potencial criativo. Ele está lá, só esperando ser colocado no jogo, mas, para isso, precisamos exercitar esse potencial criativo e a capacidade de resolver problemas. Se você quer descobrir como fazer ambas as coisas, esse post é para você. Confira:
O que é criatividade?
Existem várias definições diferentes para criatividade. Para Ghiselin (1952), “é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”. Segundo Flieger (1978), “manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio”.
Hoje tanto se fala em criatividade, ser mais criativo(a) ou usar a criatividade como fator de diferenciação no mercado. O que precisamos saber é que a criatividade é e será cada vez mais uma das habilidades mais valorizadas do mercado no futuro.
Ser criativo é pensar fora da caixa, ou seja, pensar de forma diferente. É ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e não replicar o que já foi feito milhares de vezes. A criatividade é um elemento essencial no contexto do trabalho.
Quando alguém afirma querer descobrir como aumentar a criatividade, está, na verdade, procurando por:
– Encontrar uma solução para um problema.
– Descobrir maneiras diferentes de fazer a mesma coisa.
– Inventar um novo uso para algo já existente.
– Produzir mais usando menos recursos financeiros, de energia ou tempo.
Como estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas?
Vamos te dar 3 dicas de como resolver esse problema e ser uma pessoa muito criativa. Confira:
1 Use a sua imaginação
Mesmo que nem todo pensamento seja de fato criativo ou produtivo, o uso da imaginação faz toda a diferença na hora de pensar em alternativas fora da caixa. Pense além, não tenha medo ou vergonha de imaginar.
2 Jogos de lógica
Existem muitos jogos de raciocínio lógico que podem te ajudar a exercitar tanto a imaginação quanto a capacidade de resolver desafios, um dos jogos mais famosos é o Sudoku. O objetivo do jogo é completar um grid (colunas verticais e linhas horizontais), preenchendo os espaços vazios com números de 1 a 9. O segredo: o número não pode ser repetido na mesma coluna, linha ou bloco. Haja raciocínio lógico para resolver esse desafio.
3 Aplique a matemática no seu dia a dia.
Sempre que possível, tente aplicar a matemática em situações cotidianas. Os conceitos podem ser bem abstratos às vezes, mas quando você encaixa em algo concreto, é mais fácil de entender. Probabilidade pode ser usada todo dia para prever a chance de algo acontecer. Em uma ida ao supermercado, você pode comparar pesos e preços de produtos para saber se as “embalagens econômicas” são realmente mais baratas. Calcule os juros sobre um dinheiro emprestado para um amigo (risos)… Use a sua criatividade e boa sorte.