Alguma vez na sua vida você já deve ter ouvido a máxima de que é melhor prevenir do que remediar, e em se tratando de saúde, esse conselho deve ser considerado. Evidenciando uma parte específica do corpo, o cérebro, temos diversas doenças relacionadas a ele que podem ter os sintomas postergados com dicas simples, mas valiosas.
Confira nosso guia com 3 dicas para ajudar a manter sua saúde mental.
1 — Exercite o seu cérebro.
Isso mesmo! Assim como o corpo, que precisa de exercícios para se manter saudável, o cérebro também segue a mesma regra.
É cientificamente comprovado que aprender um novo assunto ou nova atividade ajuda no desenvolvimento de novos neurônios. Isso pelo fato do cérebro neurônios possuir uma capacidade chamada plasticidade que incentiva a produção de novas células cerebrais quando ele é estimulado.
2 — Seja mais tranquilo e positivo
O estresse produz hormônios que podem fazer mal ao cérebro. Pessoas com comportamentos mais positivos, maleáveis e tranquilas estão menos propensas a enfrentar problemas de memória e demência. Além disso, pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que pessoas deprimidas possuem maior risco de desenvolver Alzheimer.
3 — Pratique exercícios regularmente.
Lembra que eu falei de exercícios logo no início do nosso guia de 5 dicas para prevenir doenças do cérebro? Lá eu estava falando de aprender coisas novas, aqui eu falo de exercícios físicos de fato. Os exercícios físicos ajudam a:
Melhorar a oxigenação e a produção de neurotransmissores.
Melhorar a memória.
Melhorar o nível de concentração.
Melhora a capacidade de tomar decisões.
Gostou das nossas dicas? Acha que podemos contribuir com algo mais? Não deixe de comentar com as suas dúvidas e sugestões. Fazemos conteúdo pra você e somente você pode nos ajudar a torná-los cada vez mais úteis e completos.