Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno de ansiedade

Intervenção cognitivo-comportamental em transtorno de ansiedade

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecerá no próximo domingo, e é muito comum que os alunos se queixem de ansiedade e tensão neste período que antecede a prova. As expectativas que o indivíduo deposita na aprovação, além do medo de ir mal na prova, acabam por agravar esse quadro, podendo, inclusive prejudicá-lo na realização do exame, diminuindo sua concentração e capacidade de raciocínio.

Por isso, é importante que os alunos usem técnicas de controle dessa ansiedade, e a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pode ser uma grande aliada nesse momento.

Neste artigo iremos abordar algumas técnicas da intervenção cognitivo comportamental que podem auxiliar nos quadros de ansiedade.

Transtorno de ansiedade e TCC

A terapia cognitivo comportamental foi desenvolvida por Aaron Beck como uma terapia breve, orientada para o presente e para a solução de problemas atuais, modificando pensamentos e comportamentos disfuncionais. Seus objetivos principais são corrigir esses pensamentos distorcidos e produzir melhoras significativas nos transtornos emocionais, como o de ansiedade.
A ansiedade é uma emoção normal e muito importante para a sobrevivência do indivíduo. Este sentimento funciona como um sinal de alerta, que prepara o sujeito para lutar ou fugir em uma situação de perigo. Entretanto, estas emoções tornam-se problemáticas quando são reações excessivas, persistentes e irrealistas frente a situações cotidianas normais.

O transtorno de ansiedade no cotidiano

Os transtornos de ansiedade estão entre os quadros psicológicos mais debilitantes experimentados na atualidade. Milhões de pessoas em todo o mundo lutam todos os dias para controlar essas preocupações e medos. As pressões cotidianas, as preocupações com o trabalho, finanças e tantas outras, como o ENEM, podem acabar agravando esse cenário, gerando angústias, dificuldade de concentração, inseguranças e mal-estar.
No caso do Enem, muitas pessoas têm a ideia de que o exame pode mudar a sua vida, e junto com as expectativas relacionadas ao futuro, vem também a possibilidade da reprovação e o medo do fracasso. Isso pode acarretar em uma reação de tensão e ansiedade.

Dicas e técnicas para controlar a ansiedade

A terapia cognitiva pode ajudar a reduzir a ansiedade nesses casos, ao ensinar o paciente a identificar, avaliar e controlar seus próprios pensamentos negativos e diminuir a ansiedade.
Nesse período que antecede a prova, é muito importante identificar o medo central por trás de ansiedade. O que de pior pode acontecer? Assim, o aluno pode avaliar suas preocupações e verificar quais são realmente importantes, e quais são apenas fruto do medo do exame. Também é importante não se deixar levar pelo nervosismo das outras pessoas, mas deve-se ficar centrado.
A partir disso, fica mais fácil traçar planos e metas, como uma boa estratégia para a prova, analisando seus pontos fortes e começando a prova por eles.
Algumas técnicas de relaxamento e respiração também são bem-vindas antes do exame. É muito importante estar descansado e tranquilo, para fazer o Enem com mais atenção e foco.

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