É muito difícil encontrar hoje alguém que nunca tenha experienciado algum quadro de ansiedade na vida, o que não significa que todo mundo vá, obrigatoriamente, transformar a ansiedade em quadro clínico ao longo da vida, mas a ansiedade é real e afeta milhões de pessoas no mundo inteiro.
Os transtornos de ansiedade estão entre os quadros psicológicos mais debilitantes experimentados na atualidade. Por isso, muito se fala em terapia e tratamentos para ansiedade, mas como a terapia cognitivo comportamental pode ajudar? Confira o texto a seguir, nele vamos explicar um pouco sobre como a TCC pode auxiliar no tratamento das crises de ansiedade.
Ansiedade x TCC
Milhões de pessoas em todo o mundo lutam bravamente todos os dias para controlar sentimentos como preocupações, pânico, medo ou pavor. Muitas vezes, porém, quanto mais tentam fugir da ansiedade e seus gatilhos, piores as coisas ficam – e mais estreitas tornam-se suas vidas.
A terapia cognitivo comportamental vem como um alívio às questões emocionais tão urgentes para humanidade, uma vez que se comprovou, repetidamente, melhorar a ansiedade mesmo quando ela vinha persistindo (e crescendo) há anos. A força da terapia cognitiva comportamental reside, sobretudo, no foco dado aos pensamentos e sentimentos angustiantes que são gatilhos para a ansiedade.
Como a TCC ajuda com a ansiedade?
A terapia cognitivo comportamental pode ajudar a reconhecer, avaliar e corrigir pensamentos que podem manter o ansioso acordado à noite, mas não conseguem aliviar suas preocupações nem resolver problemas da vida real. Ao tomar conhecimento e exercer controle sobre esses pensamentos, o ansioso adquire a capacidade de reduzir, até mesmo impedir, ataques de pânico através da identificação de pensamentos exagerados ou infundados sobre as sensações físicas.
O que é terapia cognitiva?
O termo cognitivo se refere ao ato de conhecer ou reconhecer nossas vivências. Assim, a terapia cognitiva é um tratamento psicológico organizado e sistemático que ensina as pessoas a mudarem os pensamentos, crenças e atitudes que desempenham um papel importante em estados emocionais negativos como ansiedade ou depressão. A ideia básica na terapia cognitiva é que o modo como pensamos influencia o modo como sentimos; portanto, mudar nosso modo de pensar pode mudar como nos sentimos.
A terapia cognitiva é um tratamento breve e altamente estruturado que se dá por meio da palavra e se concentra nas vivências cotidianas para ensinar as pessoas a mudarem suas ideias e crenças emocionais através de avaliação sistemática e de planos de ação comportamental – com o objetivo de reduzir condições aflitivas como ansiedade e depressão.
Referência: Vencendo a Ansiedade e a Preocupação