O que é transtorno de ansiedade e quais os tipos mais comuns?

O que é transtorno de ansiedade e quais os tipos mais comuns?

Nos dias atuais onde o comportamento competitivo e consumista é cada vez mais estimulado, transtornos de ansiedade vêm se tornando muito comuns. Lembramos aqui que uma certa dose de ansiedade e medo na vida é funcional, importante, protegendo-nos de situações ameaçadoras e fazendo nos mover em direção aos nossos objetivos.  No entanto, quando essa dose aumenta e passa a paralisar o indivíduo, que cria mais obstáculos para cumprir suas atividades rotineiras do que antes, sentindo no próprio corpo os “efeitos colaterais” dessa ansiedade (coração acelerado, sudorese, pernas trêmulas, outros), está na hora de buscar ajuda. Chama-se a atenção para o fato que essas pessoas tendem a ter mais dificuldade para lidar com situações comuns do dia a dia, superestimando os acontecimentos da vida, ou seja, julgando-os de forma mais perigosa do que realmente são.

Para ajudar você a entender melhor o que é o transtorno de ansiedade elaboramos esse artigo. Aqui também mostraremos quais os tipos mais comuns e quais suas principais características. Acompanhe:

O que é?

Podendo tanto ser de origem psicológica quanto biológica o transtorno de ansiedade caracteriza-se como uma enfermidade mental que tende a fazer com que a pessoa fique com a ansiedade exacerbada, podendo resultar em comportamentos não naturais e que podem trazer prejuízos sociais, acadêmicos e até mesmo profissionais.

Tipos mais comuns.

Transtorno do pânico — Esse tipo de transtorno faz com que a pessoa tenha ataques de pânico onde a sensação de medo é superestimada. Os sintomas mais comuns do transtorno do pânico são tremores, sudorese, falta de ar, tontura, medo de perder o controle e também de morrer, calafrios e até mesmo paralisias.

Fobia específica — Nesse tipo o indivíduo sente medo e pavor de coisas ou situações especificas, e apesar de compreender que o medo é irracional, não consegue controlar suas emoções. Esse tipo pode ser exemplificado com pessoas que sentem pavor de certos animais ou insetos sem explicação lógica para isso, por exemplo.

Transtorno obsessivo compulsivo — Nesse tipo de transtorno a pessoa tem pensamentos compulsivos e repetitivos que não conseguem ser controlados por ela. Esses comportamentos geralmente são para mascarar ou evitar uma situação temida, contudo, essas situações são muitas vezes exacerbadas na cabeça do indivíduo, chegando por vezes a serem irracionais.

Transtorno de fobia social — Nele a pessoa tem um medo persistente e excessivo de situações em que haja interação social. Especialistas dizem que os maiores medos de quem tem fobia social é o de agir de maneira inadequada e até mesmo de demonstrar que está ansiosa.

Identificou-se com algum desses transtornos? Se sim, procurar ajuda médica e psicológica é o mais recomendável. Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários. E não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo.

Outros Artigos:

Agende uma Consulta:

"*" indica campos obrigatórios

MM barra DD barra YY
Entraremos em contato para combinar o Horário

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Aponte seu celular para o QRCODE abaixo para atendimento via celular

Atendimento: 08hs as 18hs - seg. a Sexta