Mindfulness: qual a sua relação com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Mindfulness: qual a sua relação com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

O conceito de mindfulness vem sendo adotado pela medicina comportamental a partir da última década como uma ferramenta em TCC devido à sua capacidade terapêutica.

Aqui falaremos um pouco mais de como essa tradição oriental, de meditação e atenção plena, vem funcionando muito bem quando casada com terapias contemporâneas. Acompanhe:

Qual a relação entre mindfulness e TCC?

Para entendermos melhor como essa técnica se aplica à TCC precisamos entender melhor o significado de ambas.

De origem oriental e praticada por meio de exercícios de meditação, a mindfulness é traduzida como atenção plena ou consciência plena. Trata-se de uma ferramenta utilizada por terapeutas que visam estimular a atenção para o momento atual, sem julgamentos, desconsiderando fatos passados e até mesmo futuros. Descreve um estado mental em que se tem o controle sobre a capacidade de se concentrar no presente. Dessa forma, vive-se o aqui e agora, facilitando assim a lucidez e a harmonia do pensamento uma vez que a mente se torna mais clara e isenta de distrações.

Já a Terapia Cognitivo-Comportamental se define como uma abordagem teórica e um sistema de psicoterapia que engloba um conjunto de estratégias e técnicas para lidar com a vulnerabilidade cognitiva, a qual pode favorecer os transtornos psicológicos, ou seja, influência em nossas emoções e comportamentos.

Como elas se aplicam?

Os nossos conceitos preconcebidos e experiências vividas definem o nosso conhecimento (cognitivo) e como reagimos aos acontecimentos da vida; dessa forma, acabamos traçando padrões de comportamento que desconsideram apenas o fato em si, tratando-o de maneira não racional. Assim, de acordo com as experiências passadas e padrões de comportamento aprendidos na vida, acabamos nos comportando de maneira a favorecer o desenvolvimento de enfermidades como a depressão e o estresse excessivo.

Concomitante à terapia, adotar a mindfulness no dia-a-dia estimula o indivíduo a voltar o seu pensamento para o presente e o real das situações, sem utilizar das preocupações e conceitos passados ou até mesmo futuros. Isto tende a resultar em uma melhor clareza mental, melhor discernimento nas tomadas de decisões da vida. Dessa forma, a pessoa conseguirá observar as situações de maneira mais ampla e sem julgamentos podendo-se, desta maneira, trabalhar os aspectos que o vem prejudicando emocionalmente. Essa técnica se propõe a deixar a mente livre para a intervenção terapêutica, fazendo com que seja muito mais eficaz no tratamento de transtornos e situações de trauma.

Conseguiu entender como essas duas ciências, quando trabalhadas em conjunto, podem ser tão benéficas? Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários, será ótimo contar com sua interação. Se gostou deixe seu like e compartilhe nosso conteúdo.

Outros Artigos:

Agende uma Consulta:

"*" indica campos obrigatórios

MM barra DD barra YY
Entraremos em contato para combinar o Horário

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Aponte seu celular para o QRCODE abaixo para atendimento via celular

Atendimento: 08hs as 18hs - seg. a Sexta