A neuropsicologia é uma área que estuda as relações entre o comportamento, o cérebro e processos mentais como, por exemplo, a memória, linguagem, pensamento e atenção. Dentro do contexto da aprendizagem o neuropsicólogo confronta alterações de comportamento com áreas cerebrais que os estariam determinando.
Dessa forma se estabelece a origem de distúrbios que podem estar prejudicando o aprendizado do aluno. Confira abaixo como a neuropsicologia pode ajudar no processo de aprendizagem:
Importância
Pais geralmente possuem dificuldades em identificar os motivos pelos quais seus filhos não possuem bom rendimento na escola, podendo atribuir isso a fatores simplistas como preguiça ou falta de interesse. Contudo, a origem do problema pode ser mais complexa e envolver fatores neurológicos. Dessa forma se faz necessário identificar se as dificuldades são causadas por fatores ambientais como os pedagógicos, familiares e emocionais ou por algum outro motivo que esteja relacionado a transtornos de aprendizagem.
Para isso, o auxílio de um profissional habilitado se torna necessário, para o correto diagnóstico da origem da dificuldade cognitiva. Assim, constatado o transtorno, a neuropsicologia atua de forma determinante para encontrar possíveis soluções que irão melhorar o rendimento do aluno.
Como é realizada a avaliação neuropsicológica?
Em um primeiro momento o neuropsicólogo irá realizar uma anamnese para coletar todos os dados a respeito do dia a dia e do desenvolvimento da criança. Esse processo é realizado com o próprio paciente e envolvem os pais, professores e todos aqueles que estejam relacionados com a vida educacional do aluno.
A partir dessas informações coletadas é que o profissional irá começar a avaliar o paciente cognitivamente, por meio de diversas ferramentas neuropsicológicas cientificamente comprovadas. Com o diagnóstico o neuropsicólogo irá indicar possibilidades de intervenção que podem ser aplicados para melhorar o bom desenvolvimento estudantil do paciente. Por isso é importante perceber e analisar as origens da dificuldade de aprendizado considerando todas as possibilidades, inclusive distúrbios psicológicos.
Tem alguma dúvida ou experiência relacionada a esse tema? Compartilhe nos comentários e ajude a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.