A abordagem cognitivo-comportamental nos transtornos de aprendizagem

A abordagem cognitivo-comportamental nos transtornos de aprendizagem

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) vem sendo utilizada em diversos contextos e situações com o intuito de identificar comportamentos disfuncionais que podem causar algum tipo de transtorno ao paciente.

Dentro da esfera da aprendizagem e vida acadêmica esse tipo de terapia tem funcionado muito bem na identificação e solução de transtornos e falhas psicológicas que dificultem a cognição. Aqui falaremos um pouco mais a respeito disso, de como a TCC aborda os transtornos de aprendizagem. Acompanhe:

Características dos transtornos de aprendizagem

Pode ser que você esteja notando que a sua aprendizagem ou do seu filho, por exemplo, esteja aquém da média de outros alunos do mesmo nível. Apesar de, por vezes, essa dificuldade estar ligada a alguma matéria específica, ela também pode estar relacionada a algum transtorno de aprendizagem, que nesses casos, envolve dificuldade de escrita, leitura, interpretação e matemática.

As origens desse transtorno podem ser diversas, passando por fatores genéticos, comportamentais e ambientais, dessa forma, saber identificar a causa da disfunção e procurar soluções psicoterapêuticas para sua solução é uma recomendação. Dentro desse contexto a TCC vem alçando bons resultados para a melhora da aprendizagem.

A TCC na aprendizagem

A abordagem cognitivo-comportamental pode atuar de maneira benéfica para estudantes de maneira geral, ajudando-os a lidar melhor com os desafios encontrados. Dentre as principais queixas apontadas por aqueles que possuem transtornos de aprendizagem temos:

— Dificuldades cognitivas.

— Dificuldades pessoais.

— Dificuldades Interpessoais.

— Dificuldades na gestão do tempo.

Identificando as principais dificuldades do paciente, o psicoterapeuta irá utilizar diversas ferramentas da TCC para levá-lo a entender suas limitações, entender quando elas são reais ou apenas criadas por comportamentos automáticos.

Como exemplo, as pessoas que dizem que não conseguem aprender determinada matéria, será que realmente não conseguem ou estão, na verdade, condicionadas a esse pensamento e comportamentos adjacentes, por isso, não aprendem?

Uma ferramenta utilizada pela TCC para ajudar esse tipo de paciente, por exemplo, pode ser o Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD), que ajuda o indivíduo a identificar cognições, comportamentos e emoções envolvidas na hora do aprendizado. O aluno consegue identificar as situações que está distorcendo e passa a pensar de forma mais coerente com a realidade.

Cada vez mais pessoas vêm recorrendo à TCC para ajudar a superar transtornos de aprendizado, focando nos padrões de comportamentos estabelecidos e sua análise crítica e lógica. Tem alguma experiência com a TCC? Conte pra nós nos comentários e vamos interagir para tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar.

Outros Artigos:

Agende uma Consulta:

"*" indica campos obrigatórios

MM barra DD barra YY
Entraremos em contato para combinar o Horário

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Aponte seu celular para o QRCODE abaixo para atendimento via celular

Atendimento: 08hs as 18hs - seg. a Sexta