O que é TDAH?
Devido à baixa concentração dos neurotransmissores dopamina e/ou noradrenalina em regiões sinápticas do cérebro, o TDAH se faz um dos transtornos mais comuns na infância. Este transtorno leva o indivíduo à falta de atenção, hiperatividade e impulsividade, ocasionando sérias dificuldades na fase escolar, prejudicando assim o processo de aprendizagem.
Falta de atenção, para o caso da criança com TDAH, significa que o indivíduo não consegue manter, por algum tempo, sua atenção em um mesmo objetivo, manter o foco. A atenção espontânea que predomina. Ser hiperativo significa ter excesso de energia motora e/ou mental. A criança hiperativa está em constante inquietação.
Quais as implicações do TDAH na vida escolar?
É muito comum que educadores encontrem crianças ou adolescentes com TDAH nas salas de aula, também é bastante comum a confusão feita entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e mau comportamento. Esse pré-julgamento acaba prejudicando, de forma significativa, o processo de aprendizagem dos alunos. Um fato que deve ser levado em consideração, pois é no ambiente escolar que a criança tem seu primeiro contato com a leitura e a escrita, o que exige da criança atenção e concentração.
Existe tratamento?
Existe sim e o acompanhamento com um profissional é imprescindível. O ideal é identificar o quanto antes, assim o processo de aprendizagem da criança não fica comprometido.
Procure um profissional da área para mais detalhes.
Gostou do nosso post? Para mais conteúdos como este siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso blog.