Os transtornos de personalidade são caracterizados por um conjunto de doenças psiquiátricas onde a pessoa possui os traços comportamentais e emocionais mal ajustados ou muito flexíveis. Por isso, esses transtornos causam uma queda drástica na qualidade de vida de quem vive com algum deles, tendo o indivíduo uma dificuldade maior de se adaptar às situações específicas.
Nesse artigo citaremos os transtornos com maiores incidências e suas principais características. Confira:
Transtorno Paranoide — Pessoas que sofrem com esse transtorno sempre estão desconfiadas de outras pessoas e situações, continuadamente achando que há segundas intenções maldosas nos outros e que de alguma forma ele estará sendo lesado por elas.
Transtorno Esquizoide — Nesse, o indivíduo possui pouca reação emocional às situações e possui dificuldades de relacionamento social. Geralmente, essas pessoas não possuem relação amorosa e nem veem a formação de uma família como algo que importe em suas vidas.
Transtorno Antissocial — Pessoas que sofrem de transtorno antissocial não conseguem respeitar o espaço e direito dos outros, por isso, eles não se adéquam às regras e geralmente cometem atos ilícitos. Além disso, podem ser facilmente irritáveis e agressivos.
Transtorno Borderline — Um transtorno bastante sério, os bordelines possuem comportamentos instáveis irreais nas relações pessoais, na afetividade e também na visão que tem de si mesmo (tiraria esse mesmo, ficou repetitivo, de si mesmo). Esses indivíduos possuem tendências a impulsividade e comportamentos suicidas.
Transtorno Narcisista — Pessoas com esse transtorno se colocam como o centro das atenções e possuem necessidade de serem admiradas. Alguns dos sintomas dos narcisistas seria a fantasia de que é mais belo, próspero ou inteligente do que os outros.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo — Aqueles que sofrem com esse transtorno de personalidade possuem preocupação exagerada, sendo em alguns casos com a organização e eles costumam ser muito perfeccionistas. Por isso, são muito fiéis às regras, leis e ordem, sendo irredutíveis nas questões relacionadas a ética e valores morais. São diversos os tipos de transtorno. Existe algum outro que considere importante citar? Que tal deixar nos comentários e ajudar ainda mais os nossos leitores? E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo