Atualmente a Terapia Cognitivo Comportamental tem sido um dos tratamentos psicológicos que possuem alto índice de êxito na intervenção de problemas como depressão, ansiedade, sofrimento em relações interpessoais e muitos outros. Nesse artigo mostraremos os motivos pelos quais a TCC é uma boa opção para tratamentos de problemas de origem psicológica, explicando o que ela é e suas vantagens. Acompanhe:
O que é a TCC e suas vantagens
Na Terapia Cognitivo Comportamental é enfatizada a importância da cognição (entendimento) das situações vivenciadas, para que o paciente saiba interpretá-las identificando a sua origem e assim perceber o surgimento de um comportamento muitas vezes indesejados (input output). Dessa forma, é apresentando a pessoa como os pensamentos influenciam no comportamento.
Nesse contexto a TCC enfatiza que em uma escala mais profunda dos saberes e cognições que adquirimos no nosso desenvolvimento, são formadas as ideias que temos de nós mesmos, dos outros e do mundo. Ou seja, nosso comportamento está sempre ligado às nossas crenças centrais.
Portanto, se formos colocar o padrão de comportamento que adotamos, temos o seguinte modelo: você passa por uma situação, isso gera um pensamento automático sobre esse momento, consequentemente, você externa uma emoção e, por fim, passa a adotar um comportamento, que, por vezes, pode ser maléfico.
É atuando nesse padrão que a TCC vai intervir nos pacientes, levando-os a entenderem seus padrões de comportamento e os porquês de suas emoções, podendo intervir de maneira mais efetiva no entendimento e resolução do problema enfrentado por meio da flexibilização desses sentimentos e forma de se comportar perante eles.
Assim, o paciente vai aprender a identificar e alterar suas distorções cognitivas, que são geradas por distorções lógicas que levam a pessoa ao prejuízo comportamental e sofrimento emocional. Na prática, a terapia focará em objetivos e metas, colocando tarefas e comportamentos ao paciente para que ele pratique na sua rotina, fazendo com que aplique o que foi abordado em cada sessão.
Como exemplos de ferramentas e técnicas utilizadas nas sessões temos:
Relaxamento muscular.
— Registro de pensamentos disfuncionais.
— Psicoeducação.
— Balança Decisional (considerar vantagens e desvantagens).
— Respiração Diafragmática.
— Questionamento Socrático (descoberta guiada).
Por esses motivos e, principalmente, por reconhecimento de estudos e pesquisas, que a TCC apresenta um ótimo resultado na redução de sintomas e prejuízos identificados que estão sendo tratados pelo terapeuta, melhorando assim a capacidade de recuperação do paciente.
Já teve experiência com esse tipo de terapia? Que tal compartilha-las conosco? E caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo com seus amigos.