A infância é o período em que o nosso cérebro está mais pré-disposto a assimilar conhecimento, e crianças que apresentam uma desregulação das emoções, podem ter o seu aprendizado prejudicado de diversas maneiras.
Aqui falaremos um pouco em como o emocional pode inibir a aprendizagem, mostrando quais os principais sintomas que acarretam a perda da capacidade de assimilação dos saberes. Acompanhe:
Consequências.
Pesquisas reconhecem que uma grande porcentagem de crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem, também possuem dificuldades emocionais, e na maioria das vezes, essas dificuldades estão relacionadas à ansiedade, podendo ela ser exteriorizada no ambiente escolar.
Com isso a criança pode criar algum tipo de resistência a frequentar a escola, apresentar algum tipo de mal-estar durante as aulas que prejudiquem o seu aprendizado assim como sintomas emocionais como tristeza e angústia e até mesmo falta de concentração para assimilação das atividades escolares.
Se não tratada a origem emocional do problema, a criança acaba tendo um percurso escolar deficiente e com insucessos recorrentes que podem leva-la a descrença da sua capacidade intelectual e com isso agravar ainda mais o problema.
Como identificar?
Para ajudar na observação e diagnóstico de uma criança que esteja tendo dificuldades de aprendizagem devido a problemas emocionais podemos citar alguns sintomas mais comuns como, por exemplo:
Ficar inquieta em sala de aula. Agir de maneira impulsiva e sem pensar diante aos acontecimentos. Apresentar sintomas de tristeza e isolamento em sala. Se tornar apática e sem reação as orientações do educador. Ser agressivo verbal e fisicamente com as pessoas a sua volta. Ter menos maturidade que outras crianças da mesma idade. Ter dificuldades de se concentrar e prestar atenção.
Intervenção.
Para ajudar crianças prejudicadas educacionalmente por problemas emocionais, as ações devem ser conjuntas entre pais e educadores, valorizando as atitudes que demonstrem a criança o seu valor pessoal com elogios e sorrisos, por exemplo.
Ainda, como forma de tornar a intervenção ainda mais efetiva, a ajuda de um profissional especializado como um psicólogo, e por meio de terapias, será efetiva na identificação da origem do problema e no desenvolvimento de estratégias de habilidades de resolução de problemas.
Compartilhe conosco um pouco de sua experiência e deixe suas dúvidas e observações nos comentários, sua interação é muito importante para nós. E não deixe de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.