A regulação emocional é a habilidade em identificar e gerenciar as próprias emoções. Essa habilidade orienta o ser humano a lidar com as emoções, conhecer a si mesmo para entender as suas origens e através da prática, desenvolver maior controle sobre elas para se relacionar melhor consigo e com o outro.
Saber regular as emoções é aprender a gerir o efeito que elas têm sobre a nossa vida, e assim, conseguirmos construir boas relações e desenvolver maior qualidade de vida.
Qual é o papel da Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental atua diretamente no desenvolvimento da regulação emocional, possibilita a flexibilização de padrões de pensamento que estão por trás de cada conduta do indivíduo, buscando a reformulação de comportamentos disfuncionais em comportamentos benéficos.
Através dela, o indivíduo pode analisar o que pensa e sente e como isso afeta suas ações, e desse modo, consegue fazer as modificações necessárias para promover o seu desenvolvimento pessoal.
Com a Regulação Emocional é possível desenvolver também em cada um de nós a empatia, altruísmo, compaixão, colaboração para aumentar maior qualidade nas relações pessoais.
Gostou do nosso artigo sobre regulação emocional? Então compartilhe e deixe nos comentários suas duvidas ou sugestões de melhoria. Sua opinião vale muito para aperfeiçoarmos nosso conteúdo.